A Morte Devagar
Martha Medeiros
Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe. Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.
Que saudades de você princesinha.
ResponderExcluirTexto reflexivo, lindo e eficaz.
"Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe"
É uma verdade!infelizmente a maioria apenas existe.
bjinhos
Amiga fui para a final da Copa blog, gostaria de contar com seu voto, é só clicar na msg no final do meu post vai direto la.
ResponderExcluirA votação é atraves de comentarios nao podendo esquecer de colocar o e-mail senão o voto sera anulado, obrigada amiga.
Bom domingo.
beijooo.
Princesa,
ResponderExcluirMuito obrigado por sua visita ao BAR DOS NAVEGADORES e pelo seu comentário.
Gostaria muito de ver você na minha lista de amigos (seguidores), pois assim ela vai ficar mais bonita.
Quanto ao post, parabéns!!! Realmente, viver é uma arte para poucos.
Beijo grande.
Cassia minha florzinha amiga...ameiiii este texto...profundo e verdadeiro...
ResponderExcluirÉ preciso despertarmos pra vida...pois tantos estão com o corpo vivo aparentemente, mas com a alma morta... tenhamos coragem de viver nossos sonhos...não tenhamos medo de errar...e sermos felizes.
Tenha um lindo domingo e uma doce semana!
Beijinhos...
Valéria
Foi maravilhoso ler esses textos que avivam nosso interior, concordo com esses dois pensamentos, temos que não apenas respirar e sim viver, sofrer, sentir o coração pulsar, e não morrer lentamente.
ResponderExcluirObrigado por seu comentário,pretendo em breve lançar um livro e as poesias, grande parte serão inéditas,só me falta o dinheiro, vontade tenho =D
Bjos.
Tenha um Domingo e uma Semana abençoada!
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." Definitivamente, a frase do dia, hoje, para mim! Linda escolha de texto, querida! Um beijinho carinhoso da amiga, Deia
ResponderExcluirEu recebi esse texto a um mes mais ou menos, por email... e, daí em diante, comecei, estar contantemente reflexiva sobre o assunto, principalmente no q se diz:
ResponderExcluir"Morre lentamente quem não vira
a mesa quando está infeliz no trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto
atrás de um sonho, quem não se permite,
uma vez na vida, fugir dos conselhos
sensatos."
Há pessoas q se prendem em determinadas situações, seja elas trabalho, casamento, namoro, questoes familiares, amizades inoportunas... e afins...
assim, elas ficam ali, estáticas, imóves... paradas, conformadas demais...
não conseguem enxergar q chutar o balde é questão de sobrevivencia, ou até mesmo, de Honra!
bjo minha linda, lindo o teu blog!!!!
te sigo!!!
Que bom que voltou estava com saudades
ResponderExcluirEsse texto da Martha diz tudo ele é muito lindo.
Um bom domingo pra ti
Bjs
Lu
Ah coisa boa te ver bem e de novo, maravilha!!!
ResponderExcluirSim ... o movimento é essencial, renovação, pois crescemos a cada dia e assim temos por obrigação transparecer nosso conhecimento mesmo diminuto todos os dias.
Um grande beijo minha florzinha de cristal e ótima semana para ti!
Uma delicia, a sua escolha foi na veia, foi show, Martha é um espetáculo à parte, d++++, adorei andar por aqui, vc merece bjos, bjos e bjossssssssss
ResponderExcluirTenho que agradecer as visitas no blog, e dizer que adoro aqui. Realmente Sapatinho, esse blog é um Cristal raro! Adorei o texto da Martha Medeiros, é sempre bom ler algo dela.
ResponderExcluirBeijos
Nenhum de nós é quem parecemos ser pelo lado de fora, mas precisamos manter aparências pra sobreviver. todos escondem quem são pelo menos por parte do tempo; às vezes você enterra essa parte de si mesmo tão fundo... que precisa ser lembrado que ela está lá. e às vezes você só quer esquecer quem é de vez.
ResponderExcluirCuriosa está muito feliz..Venha conferir porque..
ResponderExcluirNa interação de amigos tem uma visita no Museu. Jaraguá do Sul te espera.
Posso contar com a sua visita??
Legal..então venha fazer parte desse alegria.
Carinhosamente,
Sandra
pretinha to com saudades d vc...amei sua nova postagem ta muito tocante..
ResponderExcluir" Ama-me é tempo ainda, interroga-me e te direi que o nosso tempo é agora."
ResponderExcluir(Hilda Hilst )
Bom diaaaa,com muito amor e poesia...M@ria
Não sou cinderela nem príncipe encantado mas passei para deixar o meu bom dia, com amor e poesia:
ResponderExcluir"Aos pássaros Deus deu o vôo e o canto, aos que amam Ele dá o sonho e o encanto. Quem ama de verdade não consegue voar,porém de tão leve espírito, chega até a flutuar"
©Valter Montani
Meu beijo e abraço de bom dia!!! te adoro
ResponderExcluirOlá minha flor de cristal!!!
ResponderExcluirEspero que tua ausência do blog, seja penas uma ausência e que esteja bem linda!
beijo bem grande, bom final de semana!
Tem um selinho no meu cantinho pra ti...
ResponderExcluirBeijos...